Banner

Translate

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

E se a moda pega?

Onze bancos são multados na França
O valor da multa é de 385 milhões de euros. A razão foi a cobrança por "serviços relacionados" com o processamento de cheques.
A cobrança foi considerada ilegal pela autoridade da concorrência francesa. Onze bancos, nacionais e estrangeiros, com operação no país foram multados por condutas em relação a preços, consideradas ilegais. Entre os maiores bancos estão o Société Générale, o HSBC, o Banque de France e o BNP Paribas. A sentença cosiderou indevida a cobrança de qualquer taxa pelo processamento de cheques.
Os bancos alegaram que seus fundings sofreram encarrecimento com a redução dos prazos de pagamentos de cheques, como novo sistema digital de processamento. No sistema anterior, os depósitos em contas correntes ficavam mais tempo à disposição dos bancos. A autoridade da concorrência não aceitou as alegações, dizendo que os bancos não fizeram provas suficientes sobre isso e de como o novo sistema trouxe perdas para os bancos.
Os bancos franceses haviam parado com essas cobranças em meados de 2007, devido à “pressão dos procedimentos tomados” em relação " a irregularidade apontada.
Parece justo que os bancos cobrem pelos serviços que prestem a seus depositantes, mas para isso não podem repassar os custos que lhe cabem, indo além de suas remunerações intrínsecas. Foi a sentença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário